sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Lindy Hop ao som de Hourglass de Rodrigo Amarante.





- Andando por Barcelona tive a oportunidade de assistir um belíssimo ensaio onde os alunos da Associació Bcnswing de Barcelona dançavam a céu aberto na orla da praia de Barceloneta. Os alunos tinham entre 20 a 60 anos e todos dançavam juntos em uma linda sincronia. Quando eu vi esse grupo dançando eu já estava para ir embora, foi impossível não parar, fiquei ali por volta de duas horas filmando aquela dança gostosa, eu estava com os meus fones de ouvido ouvindo "Hourglass" do Rodrigo Amarante e achei legal o quanto essa música combinou tão bem com o embalo dessa dança! Assim que eu chegasse em casa a ideia seria fazer um vídeo incluindo Hourglass como trilha sonora , e foi isso que eu fiz, espero que gostem!!!



O Lindy Hop é uma dança de origem afro-americana, dançada ao som de Swing Jazz, música que surgiu com as grandes orquestras, as “big bands”, como Glenn Miller, Count Basie, Duke Elington, Chick Webb, entre muitas outras.
A dança originou-se no Harlem, bairro negro da periferia de Nova York, nos anos 20-30. Na época, os dançarinos se juntavam para curtir, dançar e criar novos passos. Apesar de ser uma época de segregação racial, brancos e negros podiam entrar e dançar juntos nos bailes, como no salão Savoy, o primeiro a ter essa integração.
Muito divertido e contagiante, atualmente o Lindy Hop é dançado no mundo inteiro: há eventos grandes de Lindy Hop em dezenas de países, alguns deles recebendo milhares de pessoas num só evento! O Brasil vem entrando nesse cenário, a ponto de ter seu Festival e workshops por todo país.

O Lindy pode ser dançado a dois, sozinho (ex: Charleston, Jazz autêntico), em grupos nas rodas (as divertidas “jams“), e também em tempos variados, desde bem lento, até bem rápido.

Sem comentários:

Enviar um comentário